sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cessna 337

A Força Aérea Portuguesa encomendou 40 aeronaves fabricadas sob licença pela empresa francesa Reims (por isso denominadas Reims-Cessna FBT-337), para serem empregues na Guerra do Ultramar, acabando por receber apenas 32 unidades. Este tipo de aeronave tinha como destino primário substituir os North-American T-6 na função de Reconhecimento Armado e de complementar os Dornier Do 27 nas funções de Ligação, Comando Aéreo e Comunicações.
Como as primeiras aeronaves entraram ao serviço em Dezembro de 1974, depois da revolução de 25 de Abril, já não chegaram a ser enviados para África.
Actualmente este tipo de aeronave utilizado pela Esquadra 502, colocada na Base Aérea Nº1 para missões de transporte aéreo táctico e de instrução de pilotagem em aviões plurimotores.
Cessna FTB-337 G Skymaster
Descrição
Fabricante - Cessna
Missão - Transporte aéreo táctico
Tripulação - 1 piloto
Dimensões
Comprimento - 9,09 m
Envergadura - 12,1 m
Altura - 2,34 m
Peso
Peso bruto máximo - 2100 kg
Propulsão
Motores - 2 x Continental ou Rolls-Royce turbo comprimidos
Força (por motor) 225 hp kN
Performance
Velocidade máxima - 360 km/h (Mach: )
Alcance - 1300 km
Tecto máximo - 7620 m
In:Wikipédia

quarta-feira, 28 de abril de 2010

B-747 YAL-1 / ABL - Plataforma aérea de tiro (Boeing)

O Boeing-747 ABL, é a mais recente das versões do B-747 adaptada para uma função completamente nova na História da Aviação.
O B747-ABL ou «Laser aerotransportado», é na prática um Laser de alta potência, com capacidade para ser direccionado contra alvos móveis que entrem na atmosfera. Trata-se de um sistema montado dentro da fuselagem de um Boeing B747-400F de carga, e para o efeito foi necessário efectuar a mais radical modificação alguma vez feita num Boeing 747. A aeronave voou pela primeira vez em 18 de Julho de 2002.
O sistema funciona como mais uma das camada defensivas dos sistema norte-americano conhecido como «Guerra das Estrelas» e destina-se a ser utilizado contra mísseis tácticos, destruindo-os na fase inicial do voo. Esta função é compartilhada com alguns dos mísseis do sistema de defesa anti-míssil como o sistema KEI - Kinnetic Energy Interceptor.
O avião identifica-se facilmente pelo nariz protuberante que permite distingui-lo de qualquer Boeing 747. Esse nariz, é a torre de tiro do sistema a Laser .
Tratando-se de um Laser de alta potência, o principal problema deste sistema aerotransportado, é o do armazenamento da energia necessária para o disparo de cada raio. Calcula-se que antes de ser reabastecido cada B-747 ABL poderá efectuar entre 20 a 40 disparos com a duração de 5 segundos.
Calcula-se que o laser possa atingir alvos a distâncias entre 300 e 600km, dependendo da sua protecção/blindagem.
Embora o objectivo oficial do sistema seja o de atacar mísseis na altura do lançamento, não há informações sobre outras possíveis utilizações.
No entanto não há em principio nada que possa impedir a utilização do B-747 YAL-1 contra aviões de caça ou mísseis anti-aéreos.
Se o sistema demonstrar estar em condições de corresponder às expectativas, o B747 YAL-1 poderá ter capacidade para destruir satélites em órbitas baixas.
B-747 YAL-1 / ABL
Dimensões:
Comprimento: 70.6 M
Envergadura: 64.4 M
Altura: 19.4
Motores/ Potência
4 x motores Pratt & Whitney 4062
Potência total: 114000 Kgf
Peso / Cap. carga
Peso vazio: 180000 Kg
Peso máximo/descolagem: 396890 Kg
Numero de suportes p/ armas: 0
Capacidade de carga/armamento: Kg
Tripulação / passageiros: 2+?
Velocidade / Autonomia
Velocidade Maxima: 977 Km/h
Máxima(nível do mar): 880 Km/h
De cruzeiro: 913 Km/h
Autonomia standard /carregado : 7000 Km
Autonomia máxima / leve 13450 Km.
Altitude máxima: Não disponível
In:Áreamilitar

terça-feira, 27 de abril de 2010

AGM-114 Hellfire

O AGM-114 Hellfire é um míssil ar-terra norte-americano projectado para destruir blindados, tanques e outros alvos individuais de forma a minimizar a exposição do veículo lançador ao fogo inimigo.
O Hellfire original usa orientação por laser, e foi projectado para poder receber cabeças buscadoras de outros tipos de orientação.
É o míssil usado a partir de helicópteros contra blindados e tanques que tem o maior alcance entre os disponíveis hoje para no inventário do Exército dos EUA. O nome Hellfire é a abreviatura para Helicopter launched fire-and-forget (Lançado de helicóptero, tipo dispare-e-esqueça). O Hellfire II é a versão melhorada do Hellfire original.
O Longbow Hellfire Modular Missile System é a nova versão guiada por radar e navegação inercial, que usa tecnologia de radar de ondas milimétricas.
Apesar da abreviatura que dá nome ao Hellfire, a maioria das suas versões não é verdadeiramente do tipo "dispare-e-esqueça", porque todos os modelos com orientação a laser requerem constante iluminação do alvo desde o lançamento até o impacto. O AGM-114L é realmente uma arma do tipo "dispare-e-esqueça": ele não requer qualquer tipo de orientação após o lançamento e pode atingir seu alvo sem o lançador estar na linha de visão do alvo.


In:Wikipédia

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Xian Aircraft Company (XAC) JH-7 Flounder

O projeto do JH-7 começou na década de 70, visando preencher os requisitos de um substituto para o jacto de ataque Q-5 da força aérea chinesa. O projecto do JH-7 teve uma gestação bastante lenta chegando a um primeiro protótipo só em 1988. Esse primeiro protótipo apresentou inúmeros problemas, notadamente com os motores Xian WS-9, que é a versão do Rolls Royce Spey MK-202, do mesmo tipo usado nos caças F-4K/ M da Royal Navy e RAF, fabricado sob licença chinesa que consegue produzir 9120 kg de empuxo usando o pós-combustor. A versão chinesa desse motor teve sérios problemas o que acabou levando a força aérea chinesa adoptar caças Su-27 e Su-30 Flanker russos para a missão de interceptação e interdição. Mesmo com a aquisição desses caças russos o desenvolvimento do JH-7 continuou até se resolverem os problemas, o que aconteceu em 1994 quando o JH-7 entrou em serviço naquela força aérea com 20 unidades entregues. O JH-7 tem uma velocidade máxima de mach 1.7 (1800 km/h) e seu raio de ataque é considerado muito bom, chegando a 1759 km e o alcance de translado é de 3700 km, também considerado muito bom. Esse bom desempenho é resultado do baixo consumo dos motores Spey e da boa capacidade de transporte de combustível do JH-7.
O JH-7 é fruto da decisão chinesa de desenvolver sua industria militar. Com 80 caças JH-7 em serviço, divididos em 4 regimentos com 20 unidades cada, o JH-7 certamente não é o caça bombardeiro mais moderno do mundo, porém o know how adquirido no desenvolvimento deste avião, somado a continuação dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento tem apresentado resultados visíveis na qualidade e capacidades dos novos sistemas de armas chineses. Outro exemplo disso é o caça J-10.
FICHA TÉCNICA
Velocidade de cruzeiro: mach 0.80 (950 km/h)
Velocidade máxima: mach 1,7 (1800 km/h)
Razão de subida: 5000 m/min (estimado)
Tecto operacional: 16000 m
Peso/Potência: 0,84
Factor de carga: +7 Gs.
Taxa de giro: 14º/s (estimado)
Razão de rolamento: 200º/s (estimado)
Raio de acção/ alcance: 1759 km/ 3700 km.
Radar: JL-10 A com 104 km de alcance contra alvos do tamanho de um navio e 80 km contra um alvo do tamanho de um caça.
Empuxo: 2 motores Xian WS-9 com 9120 kg de empuxo cada.
DIMENSÕES
Comprimento: 22,32 m
Envergadura: 12,8 m
Altura: 6,22 m
Peso: 14500 Kg (Vazio).
ARMAMENTO
Ar Ar: Míssil PL-5, PL-8 e PL-9
Ar superfície: Bombas de queda livre (burras); Bombas guiadas a Laser de 227 kg; Míssil C-802 anti navio, Míssil de cruzeiro KD-88, Míssil KR-1 anti-radar; casulos de 57 e 90 mm.
Interno: 1 canhão GSh-23L de canos duplos em calibre 23 mm e 300 cartuchos.
Total de 6500 kg de armamento externo transportado em 9 pontos fixos.

In:CAMPO DE BATALHA AÉREA

domingo, 18 de abril de 2010

Helicóptero Agusta A129 Mangusta

O Agusta A129 Mangusta (Inglês: Mangusto) É uma helicóptero de ataque originalmente concebido e produzido pela Agusta na Itália. Era o primeiro helicóptero de ataque a ser desenhado e produzido totalmente na Europa ocidental. O TAI / AgustaWestland T-129 ATAK é uma versão melhorada do A129, e seu desenvolvimento é de responsabilidade do Turkish Aerospace Industries (TAI), com AgustaWestland como o principal parceiro.
As características gerais
Tripulação: 2: piloto e director de sistemas de armas
Duração: 12,28 m (40 ft 3 in)
diâmetro do rotor: 11,90 m (39 pés 1)
Altura: 3,35 m (11 ft 0)
área do disco: 444,9 m² (4.789 ft ²)
Peso vazio: 2,530 kg (5.575 lb)
Max peso de descolagem: 4,600 kg (£ 10.140)
motores: 2 × Rolls-Royce Gem 2-1004D (licença de construção pela Piaggio) turboshafts, 664 kW (890 shp) cada
Hélices: quatro pás do rotor
Execução
Velocidade máxima: 278 kmh (148 nós, 170 mph)
velocidade de cruzeiro: 229 kmh (135 nós, 155 mph)
Série: 510 km (275 nm, 320 mi)
O tecto de serviço: 4.725 m (15.500 pés)
Taxa de subida: 10,2 m / s (2.025 ft / min)
Armamento
Armas: 1 × 20 milímetros canhão tipo gatling (500 voltas) (somente a versão CBT)
Rockets: 4 vagens com
38 × 81 milímetros (3,19 in) foguetes não guiados ou
76 × 70 mm (2,75 in) foguetes não guiados ou
12,7 milímetros metralhadora-pod
Mísseis:
8 × AGM-114 Hellfire ou BGM-71 TOW mísseis anti-tanque
4-8 × AIM-92 Stinger ou Mistral mísseis anti-aéreos
In:Wikipédia

Grumman C-1 Trader

Em 1952 a Marinha dos Estados Unidos fez o primeiro teste com o protótipo XS2F-1, uma aeronave de transporte embarcado. Durante a década de 1950 três variante dos protótipo XS2F-1 surgiram: S2F-1 (S-2)Tracker,WF-2 (E-1) Tracer e o Grumman TF-1 (C-1) Trader. O TF-1 Trader foi introduzido pela US Navy em 1952 e podia transportar 9 passageiros ou 3500kg de carga , tendo feito sua primeira missão em 1955. Em 1962 a Marinha dos Estados Unidos mudou sua denominação para C-1 Trader.
Durante as décadas de 60 e 70 o C-1 Trader serviu na Guerra do Vietnam como correio aéreo e transporte embarcado nos porta aviões ,além de ser um avião de transporte e abastecimento das demais bases da marinha do Estados Unidos no Pacífico. Também atuou como treinador para formação de pilotos de aeronaves todo-tempo. O último C-1 Trader foi retirado de serviço em 1988.
Foram produzidos 88 aparelhos do tipo C-1 sendo que 4 foram convertidos em EC-1A - destinados à missões de contramedidas eletrônicas.
Grumman C-1 Trader
Descrição
Fabricante - Grumman
Primeiro vôo - 4 de dezembro de 1952
Entrada em serviço - 1952
Missão - transporte embarcado, contramedidas eletrônicas
Tripulação - 2
Dimensões
Comprimento - 12,9 m
Envergadura - 21,2 m
Altura - 4,9 m
Área (asas) - 46,35 m²
Peso
Tara - 8504 kg
Peso total - 12065 kg
Peso bruto máximo - 13222 kg
Propulsão
Motores - 2× Wright R-1820-82WA Cyclone radiais à pistão de 9 cilindros de 1 525 cv
Performance
Velocidade máxima - 462 km/h (Mach: )
Alcance - 2092 km
Tecto máximo - 4800 m
Relação de subida - 340 m/min
In:Wikipédia

sábado, 17 de abril de 2010

míssil Vympel R-27

O míssil Vympel R-27 é um míssil ar-ar de médio alcance, normalmente usado pelos Mig-29 e SU-27 russos, designado pela OTAN como AA-10 "Alamo".
O R-27 é produzido em pelo menos seis versões agrupadas em:
- médio alcance com radar semi-ativo (SAR) e infravermelho (IR), denominados R-27 R e R-27 T;
- longo alcance com SAR, IR e radar ativo (AR), denominados R-27 ER, R-27 ET e R-27 AE (este foi uma proposta ucraniana para competir com o R-77);
- longo alcance com SAR para baixa altitude, o R-27 EM, sendo a única diferença entre esse e o R-27 ER o seu radar para interceptação de mísseis de cruzeiro.
Todas as versões possuem pequenas aletas "canard" logo atrás do sensor e na frente do detonador de aproximação. A seguir quatro grandes aletas em forma de trapézio que lhe conferem uma impressionante manobrabilidade e mais quatro aletas fixas em delta na cauda.
A ogiva dos R-27 é do tipo anular, com 37 kg de explosivo potente, que ao detonar projeta uma descarga de fragmentos de tungstênio, super afiados e em forma de leque.
São impulsionados por um motor foguete de propelente sólido, com versões para médio e longo alcance.
Na nova geração de mísseis Vympel serão usados motores de foguete e estato-reator integrados para um maior alcance. Outra novidade é o R-27 com sensor passivo para ser utilizado contra aviões com sistema Alerta Aéreo Antecipado - AEW (do inglês Airborne Early Warning) ou de guerra eletrônica, dirigindo-se para as suas emissões de radar. Muito versátil e extremamente letal, o R-27 mostrou a capacidade russa no desenvolvimento de mísseis modernos.
Ficha Técnica
Origem: Rússia
Comprimento: 4,5 m
Ogiva: 37 kg
Velocidade: Mach 2,35 (nível do mar) a Mach 3
Alcance: 50km (R-27R), 40km (R-27T), 65km (R-27ER e R-27EM), 50km (R-27ET)
Peso: 350 kg
Propulsão: motor foguete
Orientação: dependendo da versão: infravermelho, radar semi-ativo ou sensor passivo.
In:Wikipédia

UCAV. Veículos aéreos de combate sem piloto

DESCRIÇÃO
O UCAV
é o conceito de uma aeronave de ataque não tripulada para ser usada em missões que forem extremamente perigosas para os pilotos, como a supressão de defesa aérea, ou mesmo um ataque a um aeroporto inimigo que esteja muito bem defendido. Esse conceito está sendo desenvolvido pelo DARPA (agência de estudos e projectos avançados de defesa), e por industrias aeroespaciais americanas, britânicas e francesas. A Boeing já tem pronto, um protótipo chamado X45A. As missões que esses pequenos aviões desempenharão, podem ser controladas de qualquer ponto do planeta por um “piloto virtual”, que estará em terra e em segurança, executando missões via sinais por data link, que em princípio serão a de ataques contra alvos bem defendidos, mas que, com o tempo, e o desenvolvimento, poderão ser extendidas a missões de combate aéreo de longo alcance controlado de um avião AWACS. A empresa Northrop estava desenvolvendo o X-47A Pegasus, que era uma proposta de um UCAV naval.
As novas bombas guiadas por GPS como as JDAM, JSOW e as novíssimas SDB serão as armas que serão transportadas por essa classe de avião, que somando o seu pequeno tamanho com uma avançada configuração aerodinâmica invisível, será dificílimo de ser abatido pela defesa aérea inimiga. O UCAV deve entrar em operação por volta de 2015, e além de serem controlados por um piloto como foi dito antes, eles poderão também ser programados e mesmo tomar decisões sozinhos para uma missão e essa capacidade já foi demonstrada em meados de 2005 quando dois Boeing X45A atacaram um alvo simulado, e tiveram que calcular quais seriam as tácticas e qual avião de dois envolvidos no ataque executaria o lançamento, além de decidirem qual a melhor rota de fuga.

FICHA TÉCNICA (X-47B)
Velocidade: Mach 0.85.
Alcance: 2700 Km.
Altitude: 14000 mts.
Armamento: 2045 Kg
Comprimento: 9.5 Mts
Largura: 9.5 Mts
In:CAMPO DE BATALHA AÉREA

DENEL AH-2 ROOIVALK

DESCRIÇÃO
A África do Sul tem mostrado grande capacidade de desenvolvimento de sistemas de armas próprios graças ao embargo internacional de armas que sofreu durante os anos 70e 80. Com isso a industria sul africana cresceu de forma que hoje pode ser considerada um dos pólos de desenvolvimento bélico do planeta.
O helicóptero de combate AH-2 Rooivalk foi projectado e desenvolvido pela Denel, a principal industria aeroespacial da África do Sul, sob o requerimento da força aérea sul africana (SAAF) que percebeu a necessidade de um helicóptero de ataque dedicado. A amarga experiência de sofrer um embargo de armas mostrou que o ideal seria o desenvolvimento local deste helicóptero ao invés de simplesmente importar uma aeronave já pronta. A empresa Atlas, predecessora da Denel, montou um protótipo de helicóptero de ataque chamado XH-1, baseado no modelo Aluette III, porém o modelo se mostrou menos potente que o ideal para a missão. Assim a um outro protótipo, desta vez baseada na célula do helicóptero de transporte Puma, foi construído sob o nome de XTP-1, e posteriormente renomeado de XH-2. Actualmente o nome definitivo para o modelo de produção ficou sendo AH-2 Rooivalk.


FICHA TÉCNICA
Propulsão: 2 motoresTurbomeca Makila 1K2 com 2301 shp de potencia cada.
Velocidade máxima: 309 Km/h
Velocidade de cruzeiro: 290 Km/h
Alcance: 700 km
Razão de subida vertical: 798 m/min
Fator de carga: +3.5
Altitude maxima: 6000 m
Armamento: Um canhão F-2 de 20mm, Misseis Denel ZT-6 Mokopa, AGM-114 Hellfire, HOT-3 e mísseis MBDA Mistral contra helicópteros. Lançadores de foguetes de 70 mm.
In:CAMPO DE BATALHA AÉREA

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Embraer KC-390

O Embraer KC-390 é um projecto de aeronave para transporte táctico/logístico e reabastecimento em voo que estabelece um novo padrão para o transporte militar médio.
Com turbinas a jacto, utilizará a tecnologia fly-by-wire em sua aviônica. Terá capacidade para transportar 19 toneladas de carga, inclusive veículos. Será a aeronave mais pesada produzida pela Embraer.
Missões
Transporte e lançamento de cargas e tropas
Reabastecimento em voo - caças, transporte ou (ISR) e no solo
Evacuação Aeromédica (UTI móvel, remoção de feridos)
Transporte de cargas paletizadas
Transporte de veículos leves e médios
Ajuda humanitária
Lançamento a baixa altura (LAPES - Low Altitude Parachute Extracting System)
Lançamento de cargas e paraquedistas em todas as altitudes
Operação em pistas não pavimentadas e curtas
Embraer KC-390
Descrição
Fabricante - Embraer
Primeiro voo - Em desenvolvimento
Entrada em serviço - previsto para 2015
Missão - Transporte militar táctico/logístico e reabastecedor em voo
Tripulação - 3 + 80 soldados ou 64 paraquedistas
Dimensões
Comprimento - 33,43 m
Envergadura - 33,94 m
Altura - 11,43 m
Peso
Peso bruto - máximo (missões tácticas) 58.500 kg; (normal) 65.000 kg e (transporte logístico) 72.000 kg
Propulsão
Motores - 2 turbofans
Performance
Velocidade máxima - aproximadamente 955 km/h (Mach: .80)
Alcance - (cruzeiro de longo alcance) 6.204 km e (raio de acção para transferência de combustível) 2.495 km
Tecto máximo - 10.973 m
In:Wikipédia

quinta-feira, 15 de abril de 2010

BARRET XM-109 PAYLOAD RIFLE. Um rifle antiblindados!!!

DESCRIÇÃO
A empresa Barrett Firearms é famosa por produzir poderosos rifles de calibre 50 como o M-82A1, e usado por diversas forças armadas em 40 países. Porém, com a melhora na qualidade da proteção blindada de muitos veículos, o rifle de calibre 50, já não é suficiente para atacar esses novos blindados, como era antes, mostrando ser necessário uma nova arma com um novo calibre para responder a essa nova geração de veículos blindados. A solução foi à construção de um rifle que disparasse uma munição com calibre típico de um canhão leve. Essa munição é uma granada de 25 X 58 mm, com diversas ogivas que podem ser HE (alto explosivo) ou com carga oca, para destruir blindagens. Na verdade é a mesma munição utilizada pelo lançador de granadas automático XM-307.
A munição de 25 mm é capaz de superar 2 vezes e meia a capacidade de destruição de alvos que o 12,7 mm (.50), e ainda é capaz de penetrar 40mm numa placa de blindagem a 500 metros.
FICHA TÉCNICA
Calibre: 25 X 59 mm
Operação: Recuo curto semi-automático.
Comprimento: 1,16 Mts.
Comprimento do cano: 447 mm
Capacidade: 4 tiros no carregador mais um na câmara.
Mira: Sistema BORS ,mira telescópica, mira com ponto eletrônico etc.
Peso: 14.5 Kg (vazia)
Velocidade do projétil: 790 m/seg (boca do cano)
Alcance efetivo: 2500 Mts.
In:Campodebatalha

bomba termonucleares B83

B83 é uma linha de bombas termonucleares de rendimento variavel de combate dos Estados Unidos da America, desenvolvida em nos anos 70 ao mesmo tempo da W87 no Laboratório Nacional Lawrence Livermore.
Sua produção começou em 15 de dezembro de 1984, substituindo modelos anteriores com o B28 e B42, foi feita desde o seu princípio para que evitasse a explosão acidental.
Ela tem 3,67 metros de comprimento, um diâmetro de 45,7 centímetros (18 polegadas) e pesa 1 100 quilogramas(2 400 libras), o seu rendimento é de 1,2 megatons(1 200 000 toneladas de TNT).
Utilizações
Ela foi uma das primeiras armas anti abrigos subterrâneos contra bombas nucleares, também chamadas de bombas de penetração .
In:Wikipédia

sexta-feira, 9 de abril de 2010

helicóptero Bell V-22 Osprey

Este avião é o estranho Boeing/ Bell V-22 Osprey. Uma aeronave híbrida entre helicóptero e avião, com as principais qualidades de ambos. O V-22 possui um sistema de propulsão baseada em 2 motores basculantes funcionam na vertical quando o V-22 está a descolar ou a pousar, e para o avião passar ao vôo normal de cruzeiro, esses mesmo motores giram para frente, para que o V-22 ganhe velocidade e possa ser sustentado pelas próprias asas. Esse conceito de propulsão se chama tiltrotor. Assim o V-22, um avião de transporte, descola e pousa como um helicóptero, na vertical, mas voa a velocidades iguais a de um avião convencional sendo assim cerca de 50% mais rápido que qualquer helicóptero actual. O V-22 será construído para os Estados Unidos nas seguintes versões: MV-22, Corpo de fuzileiros navais dos Estados Unidos (US Marine Corp), onde substituirá os veteranos Boeing CH-46 Sea Knight; CV-22 para a força aérea que substituirá os Sikorsky MH-53 J Pave Low.
Uma das maiores vantagens do V-22 em relação aos helicópteros que ele substituirá é o seu alcance que representa mais que o dobro deles. Um MH-53 tem um alcance de travessia de 1100 km, Já o V-22 percorre 4476 km em travessia. Essa vantagem é fundamental para operações em lugares muito distantes e sem apoio.
FICHA TECNICA
Velocidade máxima: 555 Km/h
Velocidade de cruzeiro: 510 Km/h
Alcance: 1182 km (com 24 soldados) ou 4239 km (vazio)
Razão de subida vertical: 708m/min
Fcator de carga: +3.9.
Altitude maxima: 7925m
carga: 24 soldados totalmente equipados, ou 9000 kg de carga interna. Externamente pode-se transportar 6400 kg de carga.
Armamento: Uma metralhadora calibre 12.7 mm (.50).
In:aircombatcb.blogspot.com

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Northrop-Grumman B-2 Spirit

Northrop-Grumman B-2 Spirit
Tipo de aeronave: Bombardeio estratégico stealth
Velocidade Máxima - 790 km/h
Alcance - 18.500 km
Peso - (vazio/máximo) 45.360/181.400 kg
Comprimento - 52,43 m
Envergadura - 21,03 m
Altura - 5,18 m
Armamento: 22.680 kg incluindo 16 bombas termo-nucleares B83 de 1.1 megaton cada, bombas termo-nucleares B-61 de 20 megaton , ou bombas convencionais guiadas ou não guiadas.
Motor: Quatro General Electric F118-GE-110 de 8.600kg de empuxo cada
Origem: Estados Unidos
Países operadores: Estados Unidos
Experiência em combate: Guerra da Iugoslávia, Iraque e Afeganistão

Grumman E-2 Hawkeye

Grumman E-2 Hawkeye
Tipo de aeronave: Controle e alerta aéreo antecipado
Velocidade Máxima - 600km/h
Alcance - 2.580 km
Peso - (vazio/máximo) 17.265/23.550 kg
Comprimento - 17,54 m
Envergadura - 24,56 m
Altura - 5,58 m
Armamento: Sem armamentos
Motor: Dois Allison T56-A-425 de 4.910 ehp
Origem: Estados Unidos
Países operadores: Egito, Estados Unidos, França, Israel, Japão, México, Singapura, Taiwan

sábado, 3 de abril de 2010

Míssil antiaéreo - Mistral-2

O Mistral é um míssil anti-aéreo de curto alcance, que pode ser lançado do ombro de um operador. Ele é o equivalente francês do Stinger norte-americano.
Embora o seu desenvolvimento tenha começado em 1974, o sistema só ficou operacional em 1988.
Sendo um missil portatil ele pode ser lançado por um único operador, mas foram desenvolvidos vários sistemas de lançamento auxiliares destinados a permitir o lançamento de múltiplo mísseis. O mais básico desses sistemas é o SIMBAD, que permite o lançamento de dois mísseis deste tipo utilizando um suporte rotativo também operado manualmente e que se instala a bordo de navios.
O Mistral só pode atingir alvos a distâncias superiores a 700m e o seu alcance máximo é de 6km (4 a 5km para a versão Mistral-1). O míssil atinge uma altitude máxima de 3.000m.
Anteriormente fabricado pela MATRA, o míssil Mistral é agora comercializado pela MBDA um braço da EADS.
Mistral-2
Fabricante: MBDA
Função principal: Defesa Anti-Aérea
Alcance: 6km
Velocidade: 3000km/h
Tipo de ogiva : Alto Explosivo
Peso da ogiva : 3Kg.
Peso total: 19Kg
Comprimento: 1.86 M.
Diâmetro: 90mm
Sistema orientação: Infravermelhos
In:Áreamilitar

Anti-tanque - 120mm CTG L/55

Fabricado pela alemã RUAG, esta arma foi concebida para instalação em viaturas blindadas de dimensão média/pesada.
A ideia poe detrás da concepção deste sistema foi a de conceber uma arma que permitisse a sua instalação em viaturas blindadas que fossem objecto de processos de modernização.
Muitas forças armadas, possuindo viaturas blindadas equipadas com armas principais de calibre 105mm podem considerar a possibilidade de efectuar um upgrade para este tipo de arma.
O peso reduzido e o cuidado tido com a absorção da energia do disparo, permitem efectuar a transição sem a necessidade de estudos especiais ou reforços adicionais.
Além disso, pelas suas características a arma é ainda adequada para instalação em viaturas blindadas médias pesadas. Nestes equipamentos, não é aconselhável a instalação de peças de 120mm de alta pressão pois veículos pouco pesados não conseguem absorver adequadamente a energia do disparo, o que leva a problemas mecânicos e de desgaste a curto/médio prazo.
É possível assim, a instalação deste tipo de arma, em viaturas com peso superior a 20toneladas.
120mm CTG L/55
Fabricante da arma: RUAG
Função principal: Anti-tanque
Cadência de tiro: 10 disparos p/min (max)
Alcance eficaz: de 2500 a 5000m
Peso da arma: 2600Kg
Velocidade do projectil: 1680 metros/s (max)
Carregamento: auto
In:Áreamilitar

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Míssil balistico médio / longo alcance - Prithvi-I / SS-150

Os mísseis Prithvi, foram os primeiros mísseis balísticos construidos na India.
O primeiro dos mísseis deste tipo, o Prithvi-I foi apenas um míssil balístico de curto/médio alcance, mas sem qualquer ogiva nuclear.
Existem várias versões do míssil, consoante o ramo das forças armadas indianas que o utiliza.
A versão mais comum é a utilizada pelo exército, e que tem um alcance de cerca de 150km podendo transportar uma ogiva de 1,000kg de explosivo.
Outra derivação do míssil é o Prithvi-II com um alcance estimado em 250km, que ao contrário do anterior, foi especialmente desenhado para ser operado pela força aérea indiana.
Os Prithvi, que são na sua esmagadora maioria operados pelo exército indiano, são transportados em viaturas 4x4 Tatra, fabricadas na India.
Os primeiros 20 mísseis foram entregues ao exército indiano em 1995. O exército indiano dispunha no ano 2000 de um grupos (batalhão) de lançamento de mísseis e os planos apontam para a formação de um total de três grupos e cada grupo disporá de 12 veículos de lançamento, cada um deles com um míssil Prithvi-I ou Prithvi-II.
Além dos mísseis Prithvi-I e Prithvi-II, foi concebida uma versão destinada a utilização pela marinha, e que pode ser lançado a partir de navios, que foi baptizada «Dhanush».
O míssil Dhanush, é uma versão do míssil balístico Prithvi-II adaptada para lançamento a partir de plataformas navais.
Os testes desta versão tiveram inicio em Abril do ano 2000 a partir de um navio de patrulha oceânica da marinha da India.
Prithvi-I / SS-150
Fabricante: DRDO
Função principal: Arma estratégica
Alcance: 150km
Precisão: 15m
Velocidade: Variável / discutido
Tipo de ogiva : Alto Explosivo
Peso da ogiva : 1000Kg.
Peso total: 4000Kg
Comprimento: 8.6 M.
Diâmetro: 1100mm
Sistema orientação: Inercial
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